A etapa do Velopark da Copa Truck promete ser uma das mais emocionantes de todos os tempos desde a criação da categoria, em 2017. Além da definição do título da Quarta Copa, o circuito localizado em Nova Santa Rita (RS) também é a chance final para os pilotos tentarem uma das três últimas vagas em disputa para a decisão do mês de dezembro em Interlagos.

Até o momento, cinco pilotos já estão na Grande Final: Beto Monteiro (32 pontos até o momento), André Marques (20), Felipe Giaffone (18), Roberval Andrade e Leandro Totti (ambos com 10). Como a vaga para a final rende pontos para a decisão, a briga para ser um dos três melhores na Quarta Copa ganha ainda mais valor, uma vez que os já classificados querem é somar mais pontos, afinal qualquer ponto de vantagem conta.

“Quanto mais pontos no ranking da final, melhor. Ainda mais pelo fato de o Beto e o André estarem com uma boa vantagem nesse sentido. Teoricamente não é uma pista para a Iveco, pois tem muita curva de baixa e pouca reta, mas estamos animados e sempre mexendo um pouco para melhorar. Agora mudamos coisas na suspensão traseira e nos freios”, comenta Giaffone.

A luta por esses pontos extras torna o desafio dos que ainda estão de fora ainda maior. “Vou com tudo para buscar essa vaga na final que bateu na trave duas vezes. Estou vivendo uma temporada muito boa, com vitórias, estou empatado com o Beto na Quarta Copa e falta essa vaga. Quero o Ouro, para chegar com o máximo de pontos possíveis em Interlagos. Vamos para a luta. Gosto muito do Velopark, já venci de caminhão lá e estou com uma expectativa alta, mesmo com o restritor por conta da vitória em Cascavel”, ressalta Paulo Salustiano, que só não venceu mais que Beto Monteiro em 2019.

Débora Rodrigues, que vem se destacando pela regularidade e já esteve bem perto de uma vaga, também não desiste: “Claro que eu quero estar nessa final, por conta do ano bom e, se depender de mim, estarei. Estar em quarto no primeiro ano em uma nova equipe é bom, mas ir para a final é melhor. Pode ter certeza que eu vou fazer de tudo para termos uma representante feminina na decisão da temporada.”

O fim de semana também marca uma troca importante relativa aos finalistas: Leandro Totti saiu da PP e retornou à JL, onde correu no ano passado, e assume o caminhão que foi de Guilherme Salas. Já a outra vaga do time será ocupada pelo estreante Evandro Camargo, oriundo da Old Stock Race. Com isso, a Copa Truck terá 25 caminhões alinhados no grid.

As corridas do domingo estão marcada para as 13h35 e o SporTV2 inicia a transmissão a partir das 13h30. Já a classificação do sábado acontece às 12h20 e será exibida ao vivo no Facebook e no YouTube da categoria (ambos @copatruck). Os números do campeonato estão mais abaixo.

Lista de inscritos
# 0 Danilo Alamini (Iveco)
# 4 Felipe Giaffone (Iveco)
# 5 Adalberto Jardim (Ford)
# 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
# 7 Debora Rodrigues (Mercedes-Benz)
# 9 Renato Martins (Volkswagen)
# 11 Evandro Camargo (Volvo)
# 12 Glomir Bissoni Junior (Ford)
# 15 Roberval Andrade (Mercedes-Benz)
# 17 Clodoaldo Monteiro (MAN)
# 21 Djama Pivetta (Iveco)
# 22 Luiz Carlos Zapelini (MAN)
# 25 Jaidson Zini (Scania)
# 27 Fabio Fogaça (Ford)
# 30 Pedro Paulo (Mercedes-Benz)
# 35 Gabriel Robe (Mercedes-Benz)
# 46 Vitor Genz (Mercedes-Benz)
# 55 Paulo Salustiano (Volkswagen)
# 72 Djalma Fogaça (Ford)
# 73 Leandro Totti (Mercedes-Benz)
# 77 André Marques (Mercedes-Benz)
# 81 José Augusto Dias (Volkswagen)
# 83 Regis Boessio (Volvo)
# 88 Beto Monteiro (Volkswagen)
# 99 Luis Lopes (Iveco)

Classificação da Quarta Copa
1. Paulo Salustiano e Beto Monteiro, 38
3. André Marques, 29
4. Debora Rodrigues, 28
5. Renato Martins, 24
6. Felipe Giaffone, 23
7. Gabriel Robe, 22
8. Regis Boessio, 19
9. Pedro Paulo, 15
10. Luiz Carlos Zapelini e Wellington Cirino, 13
12. Jaidson Zini, 10
13. Adalberto Jardim, 9
14. Guilherme Salas, 8
15. Pedro Muffato, 7
16. Luiz Lopes, 6
17. Roberval Andrade, 5
18. José Augusto Dias, 3
19. Djalma Pivetta, 2
Sem pontos: Djalma Fogaça, Clodoaldo Monteiro, Danilo Alamini, Juca Bala e Fábio Fogaça.

Ranking das Copas restando uma para a Grande Final
1. Beto Monteiro, 32 pontos
2. André Marques, 20
3. Felipe Giaffone, 18
4. Roberval Andrade, 10
5. Leandro Totti, 10