A Copa Truck chega ao Paraná depois de começar a temporada na capital de Goiás e depois passar por São Paulo. Cascavel (PR) recebe neste final de semana duas etapas válidas pela temporada 2021: a terceira, que será disputada no sábado (17) e a quarta, que acontece no domingo (18). Tudo com transmissão ao vivo da Band, do SporTV2 e do canal oficial da categoria no YouTube.
O circuito de 3.058 metros mal esfriou após a etapa da Stock Car no último domingo (11) e já recebe os caminhões mais velozes do mundo. O traçado é considerado o mais rápido do país, com apenas oito curvas, e quase todas de raio longo, com grandes desafios, como a famosa curva do Bacião e a curva 8, que leva à reta principal.
As velocidades alcançadas se aproximam dos 200 km/h e a média de velocidade dos caminhões durante uma volta em Cascavel chega a 140 km/h. Com mais de quatro toneladas de peso e mil cavalos de potência, é natural as grandes exigências com o sistema de freios. E desde o início da temporada, os caminhões da Copa Truck são parados pelas pastilhas produzidas pela Fras-le, que suportam mais de 800ºC de temperatura.
A pista que recebe as etapas do final de semana traz maiores médias de velocidade e um maior resfriamento para o sistema de freios, que não é tão exigido como nas pistas de Goiânia e São Paulo, para citar as provas anteriores.
A programação prevê dois treinos livres na sexta-feira (16) e a terceira etapa, no sábado (17) começando com a sessão classificatória às oito horas. A largada da primeira corrida acontece às 15h10 e a da segunda, às 15h45. No domingo (18), os trucks invadem a pista às oito horas para um treino de aquecimento e retornam para a classificação às 8h50. As corridas da quarta etapa têm largada programada para as 14h50 e 15h30. Tanto no sábado como no domingo, as corridas terão transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo YouTube oficial da Copa Truck.
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
Fala, piloto!
“Cascavel é o berço das corridas de caminhão. É uma pista muito especial, que todo mundo gosta, 100% dos pilotos. Um traçado de alta velocidade, com duas freadas mais intensas, como no Bacião e na entrada da reta, enfim, um circuito que não exige tanto do freio, desde que se tenha um conjunto eficiente, porque o caminhão chega muito rápido às curvas. Minha primeira corrida esta temporada foi de fato em São Paulo, porque em Goiânia meu truck quebrou na primeira volta. Em Interlagos pude sentir bem as novas pastilhas de freio. Fui conhecendo o material, sendo até conservador, mas gostei demais. O freio ficou muito melhor e depois da corrida checamos e ainda havia muito a oferecer. Foi uma grande aquisição para a Copa Truck, porque o material traz muito mais segurança, eficiência e durabilidade. Foi sensacional”.
(Paulo Salustiano, R9 Motorsport, Volkswagen #55)
A pista de Cascavel na ótica da FRAS-LE
“Em uma pista com curvas de raios longos que permitem desenvolver altíssimas velocidades, a refrigeração dos freios é mais eficiente, além das próprias características do traçado exigirem menos do sistema como um todo. Duas curvas trarão certamente grandes emoções e desafio aos pilotos durante a prova, com grande destaque a curva do Bacião, onde os pilotos buscarão o limite para realizar a frenagem em busca de boas ultrapassagens, e também a curva 8, que leva à reta principal. O grande desafio para a Fras-le é desenvolver um material de atrito capaz de adaptar-se em condições não somente de extrema exigência e altas temperaturas, mas também em condições menos exigentes e com temperaturas de trabalho mais brandas, como é o exemplo do circuito de Cascavel”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)