/* ]]> */

Após oito rodadas duplas disputadas em seis circuitos e cinco Estados diferentes, a Copa Truck encerra a quinta temporada de sua história neste fim de semana em Curitiba (PR), podendo coroar um campeão inédito na classificação geral.

Na briga estão três competidores: André Marques, com 227 pontos, Wellington Cirino, com 213, ambos correndo com o Mercedes-Benz Novo Actros da AM Motorsport, e Felipe Giaffone, com 209, representando a Usual Racing com o modelo Iveco Hi-Way.

André Marques e Giuliano Losacco

Mesmo com a larga vantagem, Marques não conseguiria fechar a fatura logo na primeira corrida, mesmo vencendo. Caso queira ser campeão sem precisar de ninguém, André Marques precisa somar 26 pontos, independente do resultado dos rivais.

No critério de desempate, que é o número de vitórias, Wellington Cirino não leva mesmo se vencer as duas provas de Curitiba e terminar empatado com André Marques na tabela. “Independente das possibilidades, vou para fazer a minha parte, como tem sido em todas as outras etapas. Estamos trabalhando para buscar o que estamos querendo, que é o tão sonhado título, que bateu na trave nos últimos anos”, comentou Marques.

André Marques

Veja as combinações entre corrida 1 e corrida 2 para André Marques ser campeão sem depender de ninguém:

Corrida 1/Corrida 2
P1/P12
P2/P10
P3/P8
P4/P6
P5/P5
P6/P4
P7/P3
P8/P3
P9/P2
P10/P2
P11/P1
P12/P1

Wellington Cirino

Para ser campeão, Cirino precisa somar 15 pontos a mais que André Marques. Na prática, seria vencer as duas provas e torcer para ele não somar até 25 pontos na combinação das corridas. No caso de um fim de semana perfeito, o paranaense pode alcançar um total de 253 pontos, enquanto seu principal rival pode ir a 267. “O nosso grande foco é a equipe, terminar com os dois pilotos no topo da tabela. Esta vem sendo minha melhor temporada na Copa Truck e, claro, adoraria ser campeão, então vamos fazer o nosso melhor”, analisa Cirino.

Já Felipe Giaffone, que corre por fora a 18 pontos de Marques, precisaria vencer as duas e torcer para André não somar mais de 22 pontos na etapa, enquanto Cirino não poderia somar mais de 36. Caso “gabarite” o fim de semana, ele chega ao máximo de 249 pontos. “Sou o azarão, então não tenho nada a perder e vou para cima. Dependo de uma enorme combinação de resultados, mas quero aproveitar a boa onda da última etapa, onde vencemos em Minas Gerais, para fechar bem o ano e, por que não, contar com a sorte, né?”, completa Felipe.

Felipe Giaffone

Super Truck tem disputa ainda mais apertada – Na mais nova categoria, a Super Truck, porta de entrada aos novos pilotos, a disputa está completamente indefinida entre Felipe Tozzo, da Iveco, com 218 pontos, Jô Augusto, da Volkswagen, com 209, e Giuliano Losacco, com 203. Apesar de contar com mais vitorias, Losacco chega com menos pontos por conta da baixa regularidade, que foi o ponto alto de Tozzo.

“Manter os pés no chão, manter a humildade, treinar bastante, se condicionar para chegar muito bem na última prova. Temos nove pontos em nosso favor; isso é importante, mas não tem nada definido. São muitas variáveis que acontecem dentro de uma corrida. A gente vai pra lá, obviamente, pensando 100% no campeonato. Vamos tentar não arriscar, mas temos que ser competitivos, rápidos, porque a distância não é muito grande”, comenta Tozzo, de Chapecó (SC).

Felipe Tozzo

A programação do fim de semana segue os moldes tradicionais, com dois treinos na sexta e um no sábado antes da classificação, marcada para as 13h, e o domingo reservado para um warm up e as duas corridas, que acontecerão a partir das 11h08.

A Band fará uma transmissão especial de 1h35 da decisão, mostrando todos os pódios ao fim da prova. Já os canais oficiais da Copa Truck também farão uma extensa cobertura no sábado, quando exibirão ao vivo a sessão classificatória. Confira os horários:

José Augusto

Sexta-feira, 3 de dezembro
12h00 – Treino Livre 1 (50 min)
14h45 – Treino Livre 2 (50 min)

Sábado, 4 de dezembro
10h00 – Treino Livre 3 (50 min)
13h00 – Classificação (60 min)

Domingo, 5 de dezembro
07h50 – Warm Up (10 min)
11h08 – Corrida 1 (25 min)
11h43 – Corrida 2 (20 min)