A Copa Truck inicia a temporada no circuito de Santa Cruz do Sul, uma pista de 3.531 metros de extensão, disputada no sentido anti-horário. Um desafio aos pilotos será administrar o desgaste dos freios , que nesta etapa deverá ter um consumo moderado das pastilhas. São 14 curvas, e Felipe Giaffone, da Usual Racing, aposta em um bom equilíbrio para vencer no Rio Grande do Sul.
“Santa Cruz do Sul tem uma freada bem forte ao final da reta principal, na qual os freios já estão bem aquecidos por causa da frenagem do radar obrigatório um pouco antes no meio da reta. Ter freios bem regulados é essencial para não comprometer a estabilidade do truck na frenagem, especialmente na traseira. Espero estar competitivo”, falou o piloto do caminhão #4 da Iveco.
Na pista gaúcha, o principal ponto de frenagem é a curva 1, porque é alí que os pilotos deverão buscar as ultrapassagens. Nas curvas seguintes, as freadas são também importantes, porque os caminhões chegam muito rápido, e exigem um pouco das pastilhas de freio.
Para o engenheiro Roger Lusa dos Santos, da Fras-le, o consumo não será alto em Santa Cruz do Sul. “O consumo das pastilhas não serão alto como costuma ser em Interlagos ou em Goiânia, duas pistas extremamente exigentes. Mas, ainda assim, será superior ao consumo da etapa final do ano passado, em Curitiba, por exemplo.”
A previsão climática para o fim de semana será a seguinte: sábado com mínima de 17ºC e máxima de 23ºC com aumento de nuvens pela manhã e previsão de pancadas de chuva durante a tarde; domingo com mínima de 20ºC e máxima de 30ºC e previsão apontando 90% de chance de chuva durante o dia todo.