/* ]]> */

Wellington Cirino (ASG Motorsport, Mercedes #6) e Paulo Salustiano (R9 Competições, Volkswagen #55) foram os vencedores das duas corridas da 5ª etapa da temporada 2022 da Copa Truck. Nos 3.145 metros da pista do Autódromo Ayrton Senna, na cidade de Londrina, no norte do Paraná, Mercedes-Benz e Volkswagen dividiram os holofotes. Mas quem realmente se deu bem na etapa foi Cirino: com uma vitória e um sétimo lugar ele pegou a ponta da tabela, com 164 pontos contra 158 de Beto Monteiro (Volkswagen #88).

Na Corrida 1, Cirino foi implacável. Apenas no início da prova Beto Monteiro fez algumas investidas no final da Reta Oposto, na curva do Bacião, mas Cirino defendeu muito bem em todas, e depois não teve mais dificuldade para levar seu Mercedes-Benz até a bandeirada. E a história se completou para a ASG com Roberval Andrade (Mercedes #15) cruzando em segundo, à frente de Paulo Salustiano (Volkswagen #55).

Monteiro, na volta 10, foi chamado ao box por conta do excesso de fumaça e teve de abandonar a disputa pela vitória. O pernambucano que chegou a Londrina na liderança do campeonato fechou a corrida apenas em 17º lugar.

Ainda na primeira corrida, Débora Rodrigues (Volkswagen #7) perseguiu o tempo todo André Marques, o atual campeão da Copa Truck que voltou ao volante do Volkswagen Meteor #77. André se defendeu bem e acabou a prova em quarto lugar, na frente da Débora. Adalberto Jardim (Mercedes #5) foi o sexto.

Evandro Camargo (Mercedes #69) chegou em sétimo após ter feito uma bela ultrapassagem sobre Raphael Abbate (Iveco #26) na reta principal do circuito em Londrina, que havia recebido a Copa Truck em 2019 pela última vez. Abbate fechou em segundo, logo a frente do Volkswagen 0# de Danilo Alamini.

CORRIDA 2 TEM ACIDENTE NA LARGADA E VITÓRIA DE SALU

Já a Corrida 2 começou com um largada que tumultuou um pouco a situação. Evandro Camargo largou em segundo ao lado de Jaidson Zini (Mercedes #25), mas perdeu a traseira na entrada da primeira curva, escapou, voltou para a pista e ficou na contramão logo após a Descida da Caixa D’Água. Felizmente ele não foi acertado por ninguém, e Zini seguiu na liderança.

Paulo Salustiano já assumiu a ponta na volta seguinte e não largou mais até a bandeira quadriculada. Em segundo, cruzou Roberval Andrade depois de ter escalado o pelotão_ Adalberto Jardim ficou muito tempo em segundo lugar, mas perdeu rendimento e abandonou. Jaidson Zini ainda conseguiu se segurar na terceira posição, e assim como na corrida anterior André Marques também se defendeu de Débora Rodrigues. André foi o quarto, enquanto Débora ficou em quinto.

Cirino, vencedor da primeira prova, teve dificuldades para impôr um bom ritmo e acabou apenas em sétimo, atrás de Felipe Giaffone (Iveco #4), o sexto.

As voltas finais foram interessantes na disputa pela vitória da Super Truck. Raphael Abbate, vencedor da Corrida 1, travou durante parte da prova um intenso duelo com Felipe Tozzo (Iveco #57), o atual campeão da divisão dos Brutos. Na última curva, Tozzo chegou no líder Danilo Alamini, fez a ultrapassagem, mas recebeu punição e caiu para sexto na Super Truck.

Melhor para Jose Augusto Dias, o Jô Dias, que deu o pulo do gato e venceu a corrida com o seu Volkswagen Meteor #81. Em segundo, chegou Alamini, com Evandro Camargo em terceiro, à frente de Abbate.

A próximo etapa será nos dias 20 e 21 de agosto, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP).

RESULTADO EXTRA-OFICIAL DA CORRIDA 1 – 5ª ETAPA – LONDRINA/PR

RESULTADO EXTRA-OFICIAL DA CORRIDA 2 – 5ª ETAPA – LONDRINA/PR