Jaidson Zini está de volta ao pódio da Copa Truck. Depois de duas etapas em que não obteve o melhor desempenho de seu Mercedes Actross, e recém-recuperado da dengue, o piloto paranaense da equipe ASG Motorsport, patrocinada pela Rands, alcançou o segundo lugar na corrida 2, disputada na quente tarde deste domingo (12) na cidade do norte do Paraná. As vitórias em Londrina na classe Pro ficaram com Beto Monteiro e Paulo Salustiano.
Zini optou por duas corridas estratégicas e “pilotou com a cabeça”: largou da 11ª posição na primeira prova, ganhou posições na pista e fechou a primeira disputa no sétimo lugar, o que lhe conferiu o direito de largar do segundo posto na corrida 2, que inverte os oito primeiros colocados.
De início, o piloto da equipe Rands atacou o líder Paulo Salustiano na luta pela vitória, mas o calor intenso em Londrina, com 31 graus de temperatura ambiente e 45ºC no asfalto dos 3.146 metros do circuito, o forçou a adotar uma postura mais cautelosa, especialmente porque também era atacado por Danilo Dirani.
“A gente sabia que tinha caminhão para andar lá na frente, porque os treinos mostraram isso. Na classificação, cometi um pequeno erro e largamos em 11º. Por isso decidimos adotar uma postura estratégica pensando na segunda corrida. E foi o que aconteceu”, afirmou o piloto paranaense.
Sua longa experiência no técnico traçado do Autódromo Ayrton Senna – onde iniciou sua carreira no automobilismo – também foi fundamental no bom resultado.
“Quando eu estava em sétimo na primeira corrida, passei a poupar o caminhão. E graças a Deus, na segunda, fiz uma boa largada e até passei a dar um sufoco no Salustiano; mas como estava muito quente, as partes vitais do caminhão começam a aumentar a temperatura. Por isso passei a cuidar mais do Dirani e do Cirino, que vinham atrás de mim, junto com o Giaffone”, explicou.
“E com isso, conseguimos manter o segundo lugar e voltar ao pódio. O importante é começar a construir os pontos de maneira consistente. Vamos trabalhando etapa por etapa tentando chegar cada vez mais à frente”, resumiu.
As cerimônias de pódio da terceira etapa da Copa Truck foram marcadas por homenagens e mensagens de apoio às vítimas das chuvas e enchentes que vêm castigando a maior parte do Rio Grande do Sul. Os pilotos levaram bandeiras do RS ao pódio.
“O pódio hoje foi um momento de felicidade para nós como competidores, mas ao mesmo tempo também de alguma tristeza pensando nos nossos irmãos gaúchos. Por isso prestamos esta pequena homenagem a um povo lutador e que vem sofrendo muito com essa catástrofe. Aproveito para estender esse desejo de pronto restabelecimento também a todos da Rands, que é nossa patrocinadora e que tem sede e colaboradores no Rio Grande do Sul, para que tenham força e resiliência, porque daqui também estamos nos movimentando muito para ajudar”, completou.