O Autódromo de Interlagos é o palco de abertura da segunda metade da temporada regular da Copa Truck em 2024 neste fim de semana, dias 3 e 4 de agosto. As corridas em São Paulo fazem parte da quinta entre as oito etapas que contam pontos antes do descarte dos piores resultados para a Grande Final de dezembro, em Goiânia.
Principal corrida do ano em termos promocionais, os brutos chegam a Interlagos com grid lotado, empate nos pontos da classe principal e sete vencedores diferentes em oito corridas disputadas (Felipe Giaffone, Wellington Cirino, Paulo Salustiano, Fábio Fogaça, Beto Monteiro, Victor Franzoni e Roberval Andrade 2x).
Isso sem contar a explosiva decisão de 2023 entre Felipe Giaffone e Roberval Andrade, decidida a favor de Giaffone após horas de investigações pós-corridas, a decolagem de Danilo Alamini na largada de 2022 e a vitória de Wellington Cirino na última volta da prova final de 2021, que seguem bem vivas na mente dos apaixonados pelos caminhões.
Na classe Pro, Giaffone está empatado com Wellington Cirino com 107 pontos, com um ponto separando os dois de André Marques e cinco à frente de Paulo Salustiano. Os quatro estão ligeiramente descolados do resto do pelotão, puxado por Danilo Dirani, o mais próximo deles, com 83.
“Aqui em Interlagos a pressão é dobrada, pois, além de não podermos mais errar para podermos ter o direito de descartar um resultado ruim mais à frente, corremos na frente dos nossos principais patrocinadores e de grandes representantes das montadoras. É como se ela valesse o dobro”, comenta Paulo Salustiano, que possui quatro vitórias em Interlagos, só perdendo para Beto Monteiro, com cinco. “O jogo está aberto tanto aqui quanto no campeonato. Isso é ótimo para o público, que certamente lotará novamente as arquibancadas e será recompensado com duas corridas daquelas”, afirma Giaffone.
Na classe Elite, quem chega sob os holofotes é o paranaense Rodrigo Taborda, que vem se sustentando na ponta na base da regularidade enquanto Bia Figueiredo vem buscando recuperar o prejuízo de resultados ruins no início do ano e agora está 12 pontos atrás, trazendo junto Pedro Perdoncini, com 114, e Djalma Pivetta, com 102.
“Aqui será uma prova de fogo, pois é o circuito de casa da maioria dos pilotos do grid. Uma vitória aqui seria um sonho de criança e primordial para reafirmar a minha condição de candidato ao título deste ano, mas ampliar essa vantagem atual de pontos é a meta principal para a gente”, analisa Taborda. “O Taborda está sendo muito consistente, parabéns para ele, mas vamos seguir remando daqui para encostar nele. No ano passado fiz a pole e não consegui nem largar, então quero compensar isso neste ano com uma vitória que seria especial no Templo”, completa Bia.
Já a disputa pelas marcas também segue competitiva. A Volkswagen lidera com 272 pontos, com a Mercedes em segundo (250) e a Iveco não muito distante em terceiro (227). Além da Copa Truck, a programação em Interlagos também contará com as categorias NASCAR Brasil, Copa Hyundai HB20 e Old Stock Race.