/* ]]> */

Beto Monteiro continua insuperável neste fim de semana de Copa Truck em Interlagos. Recordista de vitórias na categoria correndo no “templo do automobilismo brasileiro”, com cinco triunfos, o pernambucano liderou os três treinos livres e manteve a supremacia ao comandar tanto a primeira fase da sessão classificatória como também o Top Qualifying para confirmar sua segunda pole na temporada 2024 na tarde deste sábado (3).

A bordo do Volkswagen da R9 Competições, Beto repetiu o feito alcançado em Londrina, quando também largou na frente. Nono colocado no campeonato, com 66 pontos, o piloto mira o topo do pódio neste domingo para dar um salto na tabela na abertura da segunda metade da temporada.

Monteiro recebeu o Troféu Pole Position Maxon Oil pela segunda vez na temporada. Experiente, o bicampeão sabe que terá outro grande desafio neste domingo para completar uma jornada de excelência na temporada. “É muito importante largar na frente aqui. A primeira parte foi feita. Agora é esperar por amanhã, já que o caminho será longo”, declarou.

Companheiro de equipe de Beto, Felipe Giaffone vai largar na segunda colocação, tendo feito seu melhor tempo em 2min07s944, a 0s164 de Monteiro. Evandro Camargo foi um dos grandes destaques da sessão classificatória e vai largar em terceiro lugar com o Mercedes-Benz da PP Motorsport, compondo a segunda fila com Roberval Andrade, também com Mercedes, da ASG Motorsport. Na última volta, Danilo Dirani conseguiu garantir o top-5 do grid da Corrida 1 com a Iveco Usual Racing, seguido pelos Volkswagen de André Marques e Paulo Salustiano e o Mercedes-Benz de Raphael Abbate, oitavo mais rápido no Top Qualifying.

Como foi a classificação — Desde o início do fim de semana, Beto Monteiro provou ser o homem a ser batido em Interlagos. ‘Rei da pista’, o pernambucano deu sequência à bela performance no traçado paulistano ao logo assumir a ponta da primeira parte da classificação, marcada por forte calor, ao virar 2min07s040. Três Volkswagen ocuparam as quatro primeiras colocações da sessão: Felipe Giaffone e André Marques, ambos da R9 Competições. Raphael Abbate quebrou a sequência com uma boa segunda posição com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport, enquanto seu colega de time, Roberval Andrade, era o quinto colocado.

No fim das contas, também avançaram para o Top Qualifying Danilo Dirani, com Iveco da Usual Racing, além de Paulo Salustiano, a bordo do Volkswagen da R9 Competições, e Evandro Camargo — maior vencedor da Elite em Interlagos, com três triunfos —, com Mercedes-Benz da PP Motorsport. Uma das surpresas da sessão foi a eliminação de Wellington Cirino, que vai largar em 12º lugar neste domingo com o Iveco da Usual Racing.

A grande surpresa no Top Qualifying foi justamente Evandro Camargo, que nos primeiros minutos da fase decisiva da sessão superou todos os seus adversários para registrar 2min08s031 e assumir a primeira posição com o Mercedes-Benz da PP Motorsport. Vencedor em Londrina, Paulo Salustiano aparecia na segunda posição.

Beto partiu para a fase decisiva da classificação como franco favorito à pole neste sábado. É bem verdade que o bicampeão escapou na abertura da sua primeira tentativa de volta rápida, mas o pernambucano encaixou tudo para fazer um tempo muito bom na sequência: 2min07s780, assumindo a primeira colocação. Felipe Giaffone também deixou Evandro Camargo para trás e subiu para segundo.

Roberval Andrade entrou para a relação dos cinco mais rápidos e marcou o quarto melhor tempo: 2min08s250, desbancando os Volkswagen de André Marques e Paulo Salustiano. Lá na frente, Beto Monteiro não foi mais superado e confirmou o favoritismo para marcar sua segunda pole position na Pro em Interlagos, mantendo assim um fim de semana perfeito na capital paulista.

Domingo de emoção e velocidade — As provas da quinta etapa da temporada 2024 da Copa Truck serão transmitidas a partir de 12h30 ao vivo pela Band e pela internet nos canais da Copa Truck, High Speed, Esporte na Band e Parc Fermé no YouTube, no site da CATVE.com e também no aplicativo Banplay. Por conta dos Jogos Olímpicos de Paris, os canais SporTV devem exibir a etapa em VT.

Os ingressos para acompanhar a etapa seguem à venda nas bilheterias do Autódromo de Interlagos.

Confira abaixo o grid de largada da Super Truck Pro na etapa deste fim de semana.

Copa Truck, Super Truck Pro
Etapa 5, Autódromo de Interlagos
Corrida 1, grid de largada:

1º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), 2min07s780
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 2min07s944
3º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 2min08s031
4º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 2min08s250
5º – Danilo Dirani (Usual Racing/Iveco), 2min08s293
6º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), 2min08s299
7º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), 2min08s594
8º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 2min08s835
9º – Fabio Fogaça (FF Motorsport/Mercedes-Benz), 2min09s138
10º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 2min09s440
11º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), 2min09s534
12º – Wellington Cirino (Usual Racing/Iveco), 2min09s696
13º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), 2min09s709
14º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 2min09s941
15º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), 2min11s992
16º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), 2min12s288
17º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswage), 2min13s825
18º – Adalberto Jardim (AJ5 Ecosports/Mercedes-Benz), volta excluída
19º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), excluído

Streamings oficiais da etapa
Corridas – domingo, 12h30
https://www.youtube.com/watch?v=nvoV_KwtkXM

A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.