/* ]]> */

Diante de um impressionante público que encheu as arquibancadas e os camarotes no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, Bia Figueiredo enfim venceu pela primeira vez no traçado paulistano correndo pela Copa Truck. Na prova que abriu a quinta etapa da temporada regular na Super Truck Elite, na quente tarde deste domingo (4), a paulistana aproveitou grande oportunidade logo na largada, assumiu a liderança e não foi mais superada, em resultado muito importante para as suas pretensões de título. A quarta vitória em 2024 e o terceiro lugar na Corrida 2 elevaram Bia à liderança do campeonato.

A segunda prova da rodada foi vencida por Pedro Paulo Fernandes, segundo colocado na Corrida 1 da etapa. Foi a primeira vitória do piloto na temporada e a terceira correndo em Interlagos. Correndo com Mercedes-Benz da sua equipe própria, a PP Motorsport, Fernandes resistiu a uma corrida caótica que teve muitos incidentes. Um em particular chamou a atenção, quando Luiz Lopes, Leo Rufino e Marcio Giordano se chocaram no S do Senna, em cenário que levou a encerrar a prova com bandeira amarela. Com uma vitória e um segundo lugar, PP Fernandes foi o maior pontuador na Elite neste fim de semana.

Interlagos também foi palco de homenagem a Valderes Antônio Boff, o ‘Tonho’, chefe de oficina da ASG Motorsport, time de Bia Figueiredo, Marcio Giordano e Pedro Perdoncini na Super Truck Elite. O profissional faleceu em 14 de julho, em decorrência de um câncer, e foi lembrado no pódio, ao término da jornada neste domingo.

Bia enfim vence em casa — Grande nome da classificação da Elite em Interlagos, Jô Augusto Dias largou na pole position para a principal etapa da temporada a bordo do Volkswagen da R9 Competições, tendo ao seu lado na primeira fila o Mercedes-Benz #111 de Bia Figueiredo.

Mas Jô Dias perdeu potência logo na largada, caiu várias posições e ainda se envolveu em incidente com Rodrigo Taborda e Daniel Kelemen antes de abandonar. Com caminho livre, Bia Figueiredo assumiu a liderança da Elite, seguida por PP Fernandes e Márcio Giordano.

Bia teve dois grandes adversários na luta para vencer pela quarta vez na temporada: PP Fernandes vinha muito próximo da paulista, ao mesmo tempo em que Marcio Giordano também buscava o topo da Super Truck Elite. No entanto, a competidora da ASG Motorsport mantinha seu Mercedes-Benz na frente.

Nas voltas finais, PP Fernandes se aproximou de Bia e engrossou a batalha pela vitória, mas a paulistana foi valente para triunfar pela primeira vez em Interlagos na Copa Truck. Fernandes foi o segundo, à frente de Pedro Perdoncini, Ricardo Alvarez e Marcio Giordano. Djalma Pivetta foi o sexto, à frente de Leo Rufino e Lucas Bornemann.

PP Fernandes triunfa no caos — A inversão do grid da Elite trouxe Lucas Bornemann puxando a fila, tendo Leo Rufino ao seu lado e Djalma Pivetta em terceiro. Bia, por sua vez, largou da oitava posição na segunda prova da etapa.

A primeira volta foi de caos no S do Senna, com incidente que envolveu Bia Figueiredo, Rodrigo Taborda, Kleber Eletric, Daniel Kelemen, Hiro Yano e o estreante Hugo Cibien.  Lucas Bornemann manteve a liderança e foi seguido por Leo Rufino e Pedro Perdoncini.

A direção de prova interveio com o acionamento do safety-truck em razão de problemas sofridos por Thiago Rizzo e a batida de Ricardo Alvarez logo após a Descida do Lago.

Com a retomada da corrida, a prova conheceu um novo líder: Pedro Paulo Fernandes tomou a ponta depois de passar Lucas Bornemann e Leo Rufino, que ainda seguiu em boa posição na prova, em segundo lugar.

Um novo incidente envolvendo Luiz Lopes, Rufino e Marcio Giordano no fim da reta dos boxes rendeu nova intervenção do safety-truck, o que na prática resultou no término da corrida em Interlagos. PP Fernandes finalizou como vencedor na Elite, seguido por Lucas Bornemann. Nova líder do campeonato, Bia Figueiredo concluiu a prova em terceiro e subiu no alambrado para comemorar com o público em Interlagos. Pedro Perdoncini e Djalma Pivetta completaram o pódio.

A Copa Truck volta a acelerar para a sexta etapa da temporada 2024 entre 30 de agosto e 1º de setembro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.

Copa Truck, temporada 2024
Etapa 4, Autódromo de Interlagos, Super Truck Elite
Corrida 1, resultado extraoficial
1º – Bia Figueiredo, 13 voltas em 28min57s529
2º – Pedro Paulo Fernandes, a 0s590
3º – Pedro Perdoncini, a 10s032
4º – Ricardo Alvarez, a 10s814
5º – Marcio Giordano, a 16s616
6º – Djalma Pivetta, a 26s379
7º – Leo Rufino, a 31s918
8º – Lucas Bornemann, a 40s782
9º – Daniel Kelemen, a 45s261
10º – Hugo Cibien, a 46s462
11º – Kleber Eletric, a 1min00s394
12º – Juca Bala, a 1 volta
13º – Maicon Roncen, a 1 volta
14º – Rodrigo Taborda, a 2 voltas
15º – Hiro Yano, a 2 voltas

Não completou
José Augusto Dias, a 9 volta

Corrida 2, resultado extraoficial
1º – Pedro Paulo Fernandes, 7 voltas em 22min43s664
2º – Lucas Bornemann, a 1s744
3º – Bia Figueiredo, a 2s959
4º – Pedro Perdoncini, a 3s821
5º – Djalma Pivetta, a 5s908
6º – Rodrigo Taborda, a 8s527
7º – Hugo Cibien, a 9s811
8º – Kleber Eletric, a 12s559
9º – Hiro Yano, a 41s901
10º – Leo Rufino, a 1 volta
11º – Marcio Giordano, a 1 volta
12º – Maicon Roncen, a 1 volta

Não completaram
Ricardo Alvarez, a 6 voltas
Daniel Kelemen, a 6 voltas
Juca Bala, não largou
José Augusto Dias, não largou

 

A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.