A Copa Truck vai para Curvelo neste fim de semana com uma estatística interessante: apenas metade dos 38 pilotos do grid (entre Pro e Elite) esteve presente na corrida realizada em 2019, última visita dos Brutos ao Circuito dos Cristais.
Esse fato influencia bastante na forma com que eles encaram o fim de semana. Dos 14 presentes cinco anos atrás, apenas três são da classe Elite (PP, Jô e Pivetta), com o restante (Salustiano, Cirino, Roberval, Boessio, Marques, Zini, Debora, Fogaça, Giaffone, Lopes e Totti) competindo na Pro.
Além disso, a prova mineira define os finalistas da temporada para a Grande Final em Goiânia no dia 8 de dezembro. Vamos, então, entender o que os pilotos pensam sobre este fim de semana:
Felipe Giaffone: “Vamos para Curvelo pensando em fazer uma boa etapa, como foi durante todo o ano. Os treinos serão importantes para ajustar o caminhão visando a classificação. Nas corridas, vamos buscar o máximo de pontos para aí olhar para o campeonato. Temos duas etapas para disputar e precisamos seguir o que fizemos ao longo da temporada.”
Danilo Dirani: “Seria bom acrescentar nesses números uma ou duas vitórias! A equipe vem fazendo um trabalho top neste ano e estamos vindo de vitória, o que é sempre um incentivo a mais. Esse é um momento do campeonato essencial pare a gente continuar fazendo o nosso, mostrando nossa força e chegar na decisão com chances reais de campeonato.”
Wellington Cirino: “Curvelo tem uma pista que eu gosto muito. As duas pole positions lá foram minhas, tenho muita afinidade com o traçado. Nosso caminhão Iveco está sempre em evolução. A equipe Iveco Usual Racing está trabalhando forte e com muita dedicação para sairmos entre os três primeiros na classificação após esta etapa para chegarmos com boa pontuação na última rodada.”
Leandro Totti: “Foi um mês sem corridas, mas repleto de atividades, como a Fenatran e a visita na sede da Iveco, além da filial do Grupo Vannucci em Belo Horizonte. Isso é um reflexo dos bons resultados recentes e esperamos que essa boa fase continue por um bom tempo.”
Roberval Andrade: “Curvelo tem trechos bastante alternativos, mas poucos pontos para buscar a ultrapassagem. Então, fazer um bom classificatório será fundamental. Vamos em busca da vitória!”
Paulo Salustiano: “O público mineiro é extremamente apaixonado por corridas e descobrimos isso na primeira vez que nós fomos lá em 2018. Lembro bem do acolhimento que tivemos durante o fim de semana e da cerimônia de pódio com o público todo participando.”
Raphael Abbate: “Vamos estrear de caminhão, mas andei lá de carro, pela Copa HB20, e foi uma etapa sensacional com pole-position e vitória nas duas corridas. Chego com a expectativa alta, especialmente pela evolução do caminhão que tivemos nas últimas provas. O objetivo é sair de lá com pódio, preferencialmente, com vitória.”
Luiz Lopes: “Quero muito voltar a acelerar lá. Apesar de termos andado lá apenas duas vezes, gosto muito da pista, acho ela muito boa, com trechos mais travados. E estamos vindo de Tarumã onde o caminhão novo mostrou que é muito veloz. Vamos pra cima, porque a vontade de guiar está absurdo. Será um final de semana bastante produtivo.”
Jaidson Zini: “Temos sido regulares nas etapas, por vezes chegando entre os primeiros. Além do campeonato de pilotos, também precisamos pensar no campeonato de equipes e das montadoras. Acredito que esse é nosso maior desafio agora.”
Rodrigo Taborda: “Nunca andamos aqui com este caminhão e o primeiro dia será essencial para a gente se adaptar rápido à pista e já focar no acerto para a classificação, que é nosso grande desafio este ano.”
Hugo Cibien: “De ver pelas imagens, será a pista mais difícil do ano. Pista com muitas curvas, algumas travadas, cujos erros não são permitidos. Lembra um pouco Londrina pela seletividade e pela proximidade dos muros em alguns pontos. Como estreei no meio do ano, meu foco daqui pra frente já está na próxima temporada – bons resultados podem garantir mais apoio para o ano que vem.”
Maicon Roncen: “É uma pista que não conheço e que é muito técnica. Então, tenho estudado bastante através de onboards e também no simulador. Vários pilotos da classe Elite também não a conhecem, então acredito que não terei muita desvantagem. Continuamos em busca do primeiro pódio.”
Daniel Kelemen: “Nosso caminhão foi totalmente reconstruído depois do acidente que tivemos em Tarumã e estou louco para acelerar novamente em uma pista que conheço dos tempos da HB20. Nunca andei de caminhão lá e essa pista se mostrou um grande desafio para os trucks, apertada e difícil.”
Djalma Pivetta: “Em 2019 fizemos nosso primeiro ano e foi um grande desafio para todo mundo e é muito legal voltar aqui e ver o quanto a gente cresceu nesses cinco anos, com os três caminhões brigando por vitórias e títulos na temporada. Dá um orgulho danado! Com esse combustível que a gente vai para essa penúltima etapa buscando confirmar os nossos pilotos como finalistas para a decisão de dezembro.”
PP Fernandes: “Nossa equipe performou muito bem nos dois anos que corremos aqui, estamos em uma grande fase e vamos em busca da quinta vitória nesta temporada e – de acordo com a combinação de resultados – torcer para conseguir estar entre os finalistas, o que já seria um grande título para nós, que ficamos de fora da duas primeiras etapas.”