/* ]]> */

A história de Cascavel com a Copa Truck é intensa e interessante. Ela não começou logo no primeiro ano, mas teve lugar de honra na temporada seguinte. Também foi o palco da primeira corrida da história do automobilismo mundial (entre campeonatos chancelados pela FIA) a acontecer na pandemia, em 2020.

Resumindo: histórias são o que não faltam. E compilamos etapa por etapa para vocês ficarem por dentro de tudo o que já aconteceu no mundo dos brutos na pista do Autódromo Zilmar Beux. Venha com a gente e boa viagem!

TEMPORADA 2018

Após completar a primeira temporada de sua história no ano anterior, a Copa Truck fez em Cascavel sua estreia e a cidade paranaense se tornou o palco da etapa de abertura do segundo campeonato da história. Enquanto Wellington Cirino foi o homem da etapa com uma vitória e um segundo lugar, Giuliano Losacco repetiu o que fez na Stock Car e venceu logo de cara em sua segunda corrida.

Pole: Felipe Giaffone (Volkswagen), 1:18.994

Corrida 1
1. Wellington Cirino (Mercedes)
2. Felipe Giaffone (Volkswagen)
3. Beto Monteiro (Iveco)

Corrida 2
1. Giuliano Losacco (Iveco)
2. Wellington Cirino (Mercedes)
3. André Marques (Mercedes)
4. Debora Rodrigues (Volkswagen)
5. Witold Ramasauskas (MAN)

TEMPORADA 2019

Em uma etapa que contou com pista molhada e seca, Beto Monteiro e Paulo Salustiano venceram, respectivamente, as duas provas.

Largando da terceira posição, Monteiro contou com dificuldades dos dois caminhões Mercedes-Benz de André Marques e Wellington Cirino para triunfar mesmo com um restritor de potência aplicado em seu Volkswagen por conta das vitórias obtidas na etapa anterior, em Rivera, no Uruguai, e chegou apenas 0s476 atrás de Salustiano.

Na segunda corrida, Salu e Beto largaram da quarta fila por conta da inversão dos oito primeiros no grid de largada e escalaram juntos o pelotão, deixando para trás gente como o pole Luiz Carlos Zapelini – punido por excesso de velocidade no radar -, e Debora Rodrigues, que teve um de seus melhores finais de semana na Copa Truck com um sexto e um terceiro lugares.

Pole: André Marques (Mercedes), 1:19.472

Corrida 1
1. Beto Monteiro (Volkswagen)
2. Paulo Salustiano (Volkswagen)
3. André Marques (Mercedes)

Corrida 2
1. Paulo Salustiano (Volkswagen)
2. Beto Monteiro (Volkswagen)
3. Debora Rodrigues (Volkswagen)
4. Felipe Giaffone (Volkswagen)
5. André Marques (Mercedes)

TEMPORADA 2020

Seguindo à risca o Protocolo de Conduta e Segurança, estabelecido junto à Prefeitura, Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde de Cascavel, a Copa Truck retomou o automobilismo brasileiro com a realização da primeira corrida pós-pandemia no Autódromo Zilmar Beux, com Wellington Cirino subindo no degrau mais alto do pódio, sozinho, já que a cerimônia do pódio foi realizada de forma diferente e que deve ser padrão neste “novo normal”, com cada piloto indo sozinho ao seu lugar do pódio e pegar o troféu, sem espocar champanhe, sem abraço, sem nada, liderando a dobradinha da AM com o estreante Valdeno Brito em segundo.

Já no domingo, após partir da quinta posição, Beto fez uma excelente largada, escapou do toque entre os pilotos Jô Augusto e Adalberto Jardim, que dividiram a primeira fila, e passou boa parte da corrida disputando com Roberval Andrade, que tinha um equipamento menos veloz que o do rival. Depois de diversas voltas aplicando uma pilotagem defensiva e agressiva, o campeão de 2018 acabou sendo ultrapassado por Beto, que, a partir de então, abriu dos concorrentes e não foi incomodado até a bandeirada.

Pole: Wellington Cirino (Mercedes), 1:18.867

Etapa 1
1. Wellington Cirino (Mercedes)
2. Valdeno Brito (Mercedes)
3. André Marques (Mercedes)
4. Beto Monteiro (Volkswagen)
5. Roberval Andrade (Mercedes)

Etapa 2
1. Beto Monteiro (Volkswagen)
2. Roberval Andrade (Mercedes)
3. André Marques (Mercedes)
4. Wellington Cirino (Mercedes)
5. Rafael Lopes (Volkswagen)

 

Etapa 3 – Penúltima etapa do ano

Valdeno Brito tem uma história especial com Cascavel. Foi na pista do oeste paranaense que ele teve duas vitórias e um de seus melhores desempenhos na fase moderna da Stock Car e conquistou suas duas primeiras vitórias na Copa Truck.

O piloto da AM Motorsport largou em segundo na primeira corrida e assumiu a ponta em uma disputa aguerrida com o também estreante Rafael Lopes, rendendo até toque de portas, e recebendo a bandeirada com 0s345 de diferença.

A segunda corrida foi ainda mais impressionante, pois, largando em oitavo por conta do grid invertido, ele teve de escalar o pelotão no braço – algo complicado na Copa Truck pela largura dos caminhões e a vontade dos rivais em defender a posição.

Pole: Leandro Totti, 1min19s297

Corrida 1
1. Valdeno Brito (Mercedes), 17 voltas em 26min05s513
2. Rafael Lopes (Volkswagen), a 0s345
3. Roberval Andrade (Mercedes), a 6s220

1. Valdeno Brito (Mercedes), 19 voltas em 26min24s750
2. Leandro Totti (Mercedes), a 7s527
3. Felipe Giaffone (Iveco), a 11s785
4. Paulo Salustiano (Volkswagen), a 12s168
5. Wellington Cirino (Mercedes), a 13s397

TEMPORADA 2021

Etapa 1

Por conta da pandemia, que ainda rolava, a Copa Truck teve que reduzir e otimizar suas etapas, realizando quatro corridas em dois dias – um grande desafio para equipes e pilotos.

Na prova 1, o show foi das Mercedes, com Marques superando seu companheiro de equipe (e atual líder do campeonato) Wellington Cirino para vencer com tranquilidade, o mesmo acontecendo com Giuliano Losacco pela Super. A disputa acabou encerrada sob intervenção do Safety Truck por conta de um acidente envolvendo Debora Rodrigues.

Já a segunda disputa foi carregada de emoção, com Danilo Dirani largando de sexto (após ter sido terceiro na primeira) e ultrapassando um a um para conquistar seu quarto triunfo na Copa Truck e a terceira vitória da equipe PP, que só subiu no alto do pódio com Dirani ao volante.

Pole: Wellington Cirino (Mercedes), 1:20.273

Corrida 1
1. André Marques (Mercedes)
2. Wellington Cirino (Mercedes)
3. Danilo Dirani (Mercedes)

Corrida 2
1. Danilo Dirani (Mercedes)
2. Felipe Giaffone (Iveco)
3. Beto Monteiro (Volkswagen)
4. Paulo Salustiano (Volkswagen)
5. Wellington Cirino (Mercedes)

 


Etapa 2

Na primeira corrida, André Marques teve uma atuação perfeita. Com o Mercedes-Benz da equipe AM Motorsport, o piloto do caminhão #77 faturou o chamado Grand Chelem (pole, vitória, melhor tempo e todas as voltas lideradas). Para completar a festa, ele contou com a escolta do companheiro de equipe Wellington Cirino e de Beto Monteiro.

Dirani, que foi o quinto e passou a primeira disputa inteira preso atrás de Roberval Andrade (com direito à reclamação gestual na reta dos boxes em duas oportunidades), partiu em quarto e pulou para segundo na largada. Foi quando ele encontrou a segunda pedra no sapato deste domingo: Leandro Totti, a quem conseguiu superar e receber a quadriculada na frente.

Pole: André Marques (Mercedes), 1:19.318

Corrida 1
1. André Marques (Mercedes)
2. Wellington Cirino (Mercedes)
3. Beto Monteiro (Volkswagen)

Corrida 2
1. Danilo Dirani (Mercedes)
2. Leandro Totti (Volvo)
3. Roberval Andrade (Volkswagen)
4. Paulo Salustiano (Volkswagen)
5. Felipe Giaffone (Iveco)


TEMPORADA 2023

A quinta etapa de 2023 em Cascavel, entrou para a história por ter sido uma das mais disputadas desde a criação da categoria, em 2017, e também por ter marcado a primeira vitória de uma mulher com Bia Figueiredo triunfando na Super – o que não ofusca os dois triunfos de Roberval Andrade, que gabaritou o fim de semana de forma espetacular.

No caso de Bia, era para o triunfo ter acontecido já na corrida 1, quando largou da pole, liderou toda a prova mas perdeu o P1 por excesso de emissões para Daniel Kelemen, levando 20 segundos no tempo final e caindo para P12, posição que teve de largar na disputa seguinte. Foi aí que ela deu show, passando todo mundo e recebendo a quadriculada na frente de Caio Castro, que somou mais um bom segundo lugar.

Pole Pro: Victor Franzoni, 1:18.574
Pole Super: Bia Figueiredo, 1:19.671

Corrida 1 Pro
1. Roberval Andrade (Mercedes)
2. Raphael Abbate (Mercedes)
3. Danilo Dirani (Iveco)

Corrida 1 Super
1. Daniel Kelemen (Mercedes)
2. Djalma Pivetta (Iveco)
3. PP Fernandes (Mercedes)

Corrida 2 Pro
1. Roberval Andrade (Mercedes)
2. Paulo Salustiano (Volkswagen)
3. Luiz Lopes (Mercedes)
4. Raphael Abbate (Mercedes)
4. Beto Monteiro (Volkswagen)

Corrida 2 Super
1. Bia Figueiredo (Mercedes)
2. Caio Castro (Mercedes)
3. Jô Dias (Volkswagen)
4. Rodrigo Taborda (Volvo)
5. Thiago Rizzo (Volkswagen)

 

TEMPORADA 2024

Felipe Giaffone concluiu uma grande jornada no fim de semana da sexta etapa da temporada 2024 da Copa Truck, com pole e vitória na corria 1. E para completar a festa da Volkswagen, Beto Monteiro ganhou a prova 2. Na Elite, o domínio foi da Mercedes, com Bia Figueiredo e PP Fernandes terminando na frente.

Pole Pro: Felipe Giaffone (Volkswagen), 1:19.886
Pole Elite: Bia Figueiredo (Mercedes), 1:21.355

 

Corrida 1 Pro
1º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 19 voltas em 27min17s849
2º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 1s567
3º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2s915

Corrida 2 Pro
1º – Beto Monteiro (R9 Competições/Mercedes-Benz), 14 voltas em 21min31s134
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 7s303
3º – Victor Franzoni (Tiger Team/Mercedes-Benz), a 10s719
4º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 11s693
5º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 12s927

Corrida 1 Elite
1º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 19 voltas em 27min45s735
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 4s787
3º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 8s871

Corrida 2 Elite
1º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 14 voltas em 22min02s794
2º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1s703
3º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 1s976
4º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 2s543
5º – Daniel Kelemen (D+ Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s363