/* ]]> */

Se a gente olhar nos números puros, a temporada 2024 da Copa Truck na Super Truck Pro tem dois líderes em Felipe Giaffone e Wellington Cirino, ambos com 107 pontos conquistados, após a realização do GP Santa Cruz do Sul, em Potenza.

E, durante a semana, ambos fizeram propaganda assumindo a liderança e ocultando o rival: enquanto Felipe Giaffone era anunciado nas transmissões de F1 da Band (onde é comentarista) como o grande líder, Wellington Cirino nos procurou reivindicando ser o real ponteiro do campeonato.

Para solucionar esta questão, mergulhamos no livro de regras. Consultando o regulamento desportivo no site da CBA, nos deparamos o artigo 5.5.5 do campeonato, que se refere ao desempate.

No entanto, o parágrafo se refere apenas ao final da última etapa, afirmando que o campeão seria o piloto que tivesse o maior número de vitórias e, se persistir o empate, o que tiver o maior número de segundos lugares e assim iria até o final.

Esse artigo, inclusive, é novo no regulamento e entrou por causa de uma situação que quase aconteceu na Super Final: não fosse uma punição aplicada na corrida final a Roberval Andrade por conta de um toque com o rival, ambos teriam fechado o ano empatados – o que acionaria o Artigo 65.5 do Código Desportivo Nacional para campeonatos sem essa situação prevista, que é a mesma inserida nas regras de 2024.

A forma que encontramos para analisar o caso foi: e se o campeonato acabasse nesse momento? Os dois terminariam empatados, certo? Vamos, então, listar os melhores resultados de cada um:

Felipe Giaffone possui uma vitória, um segundo lugar e três terceiros, um sétimo, um nono e um abandono.

Wellington Cirino possui uma vitória, dois quartos, dois quintos, dois sextos e um 11º lugar.

Resultado:

Se aplicarmos o regulamento, Felipe Giaffone seria o campeão se o campeonato acabasse agora por ter um segundo lugar e Cirino não possuir, após terem empatado no primeiro critério de desempate, que seria o das vitórias (uma para cada).

Como o desempate por prova não conta oficialmente, podemos tratar ambos como líderes iguais. Mas, se formos usar a regra do desempate agora, Giaffone pode ser considerado o líder do campeonato, pois, segundo a CBA, o CTDN (Conselho Técnico Desportivo Nacional), oficialmente, utiliza nas corridas o mesmo critério previsto para a final.