/* ]]> */

A lendária pista gaúcha de Tarumã, inaugurada em 1970 e presente no calendário da Copa Truck desde sua criação, em 2017, definirá os finalistas da temporada 2022 com a realização de uma etapa dupla – restando apenas a decisão em Goiânia, no mês de novembro, após a bandeirada final no domingo (18).

Será ao fim desta maratona que os pilotos poderão aplicar o descarte dos dois piores resultados entre as 16 corridas realizadas, independente das etapas. Entre os seis primeiros colocados, somente Roberval Andrade não tem pontos para descartar, uma vez que ele possui três abandonos.

No entanto, Beto Monteiro, Wellington Cirino, Felipe Giaffone e Debora Rodrigues podem “recuperar” esses pontos caso abandonem duas das quatro corridas de Tarumã, pois eles terminaram todas as 12 corridas disputadas na zona de pontuação.

Apenas por curiosidade, levantamos quantos pontos os pilotos perderiam se a final fosse na semana que vem:

Beto Monteiro – perde 19 pontos, ficando com 173
Wellington Cirino – perde 19 pontos, ficando com 169
Felipe Giaffone – perde 20 pontos, ficando com 158
Paulo Salustiano – perde 7 pontos, ficando com 149
Roberval Andrade – não perde pontos, ficando com 154
Debora Rodrigues – perde 18 pontos, ficando com 132
O restante não perde pontos

 

Na Super Truck, apenas dois pilotos ainda possuem resultados para descartar – caso do vice-líder Jô Augusto Dias, que perde 11, e do quarto colocado Fabio Fogaça, que perde 19.

Ficaria assim a tabela: Danilo Alamini 175, Jô Augusto Dias 158, Raphael Abbate 158, Evandro Camargo 130, Felipe Tozzo 127, Fabio Fogaça 120 e Djalma Pivetta 112.

 

O caso de Fogaça é o mais complicado pelo fato de ele possuir duas desclassificações, que não contam para os descartes. Com isso, ele terá de descartar uma pontuação preciosa em relação aos rivais.

Já Jô tem um único abandono e um quinto lugar como pior resultado. Se abandonar uma das quatro corridas de Tarumã, ele salva os 11 pontos perdidos do quinto lugar, o que fará muita gente correr com a calculadora na cabine nas duas categorias em disputa.