Em 2019, Felipe Giaffone liderava um projeto novo e, sem expectativas, fez a pole na primeira prova daquele ano, em Goiânia. Quatro anos depois, no mesmo lugar a história se repetiu e, mesmo sem o kit híbrido em seu Volkswagen, cravou novamente a posição de honra, desta vez pela nova classe PRO.
A volta foi tão boa, em 1:49.867, que ele colocou 0s423 sobre o companheiro de equipe Beto Monteiro. A VW ainda dominou o G4 com André Marques e Paulo Salustiano. Roberval Andrade, no entanto, protagonizou o maior momento de tensão ao bater forte depois de pegar um espelho d’água após uma chuva torrencial que interrompeu a sessão.
“Goiânia e novos projetos, quando juntos, se tornam uma combinação imbatível. Devo tudo isso ao meu time que lutou para deixar esse caminhão pronto à tempo e não esperávamos mesmo essa pole, mas isso mostra que temos um equipamento bom tanto nas configurações normais quanto nas híbridas, que ainda não podem ser utilizadas em classificação e corrida. Agora é tentar reverter essa pole em vitória”, destaca Giaffone.
Aliás, foram duas longas interrupções: a primeira pela chuva; a segunda, pela reconstrução das barreiras de segurança destruídas pelo impacto de Roberval. Graças à competência do time de resgate da Copa Truck, a sessão conseguiu ser retomada com segurança. “Estava a 90 km/h, devagar, mas virei passageiro. Perdi completamente o controle e tentei até o último segundo evitar o impacto. Apesar da plasticidade do impacto, não tivemos tantos danos significativos, o que é algo positivo”, relatou Roberval.
Já na SUPER, a classificação também foi tomada de emoção. Retornando à Copa Truck após um sério problema de saúde que o tirou da última etapa, Jô Augusto emocionou a todos ao abrir a temporada 2023 com a pole position. Com o tempo de 1:52.016, o piloto da Volkswagen superou em 0s030 o Mercedes-Benz de Fabio Fogaça, que fecha a primeira fila. A estreante Bia Figueiredo e Thiago Rizzo aparecem logo a seguir.
“Estou muito feliz em voltar e em marcar essa pole em uma classe que está a cada ano mais competitiva. Essa pole ganha contornos ainda mais especiais por tudo o que passei no fim de 2022. Agora é transformar isso em bons resultados para começarmos com o pé direito a busca por esse tão sonhado título”, completa Jô.
Por conta do excesso de emissão de poluentes, Caio Castro teve seu melhor tempo retirado e largará de P12 em sua primeira corrida na Copa Truck. A largada da primeira etapa do ano acontece às 11h, com transmissão da Band, SporTV e canais digitais da Copa Truck.
Confira a classificação completa:
Categoria PRO:
1 – #4 Felipe Giaffone 1:49.867s TQ
2 – #88 Beto Monteiro 1:50.290s TQ
3 – #77 André Marques 1:50.424s TQ
4 – #55 Paulo Salustiano 1:50.571s TQ
5 – #26 Raphael Abbate 1:50.597s TQ
6 – #25 Jaidson Zini 1:51.226s TQ
7 – #99 Luiz Lopes 1:51.422s TQ
8 – #15 Roberval Andrade — TQ
9 – #1 Wellington Cirino 1:51.532s
10 – #7 Débora Rodrigues 1:52.142s
11 – #5 Adalberto Jardim 1:52.155s
12 – #0 Danilo Alamini 1:52.496
13 – #72 Djalma Fogaça 1:52.792
14 – #73 Leandro Totti DQ
15 – #10 Felipe Lapenna DQ
16 – #23 Victor Franzoni DQ
Categoria SUPER:
1 – #81 José Augusto Dias 1:52.016s TQ
2 – #27 Fabio Fogaça 1:52.047s TQ
3 – #111 Bia Figueiredo 1:52.485s TQ
4 – #17 Thiago Rizzo 1:52.708s TQ
5 – #21 Djalma Pivetta 1:52.714s TQ
6 – #33 Rodrigo Taborda 1:52.422s TQ
7 – #29 Pedro Paulo Fernandes 1:55.360s
8 – #70 Kleber Eletric 2:03.206s
9 – #69 Evandro Camargo DQ
10 – #45 Daniel Kelemen DQ
11 – #57 Felipe Tozzo DQ
12 – #22 Caio Castro DQ