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O Autódromo José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, em São Paulo (SP), será o palco da segunda etapa da Copa Truck e é um dos mais exigentes do calendário com os freios. O circuito paulistano tem a maior redução de velocidade da temporada; justamente onde a temperatura das pastilhas de freio fornecidas pela Fras-le podem chegar a 900° C sem prejuízos de durabilidade, segurança e desempenho. E após disputadas corridas em Goiânia (GO) na abertura da temporada, é de se esperar mais ação na pista paulistana.

Os pontos mais exigentes do traçado são a aproximação para o S do Senna, que é feita a cerca de 190 km/h (tendo retomado a velocidade após passagem pelo radar obrigatório de 160 km/h) e o piloto percorre 210 metros freando para contornar a primeira “perna” da curva a cerca de 60 km/h; o segundo ponto é a Curva do Lago, a quarta do circuito, na qual os pilotos acionam os freios a 200 km/h e reduzem a velocidade para 90 km/h em cinco segundos e 190 metros, apenas. Pontos que geralmente proporcionam boas oportunidades de ultrapassagem.

Quem chega liderando o campeonato após a primeira etapa, que foi disputada em Goiânia (GO), é Jaidson Zini (MB/ASG Motorsport), que soma 33 pontos após um quinto lugar e uma vitória na etapa inaugural. O vice-líder do campeonato é Beto Monteiro (VW/R9 Competições), apenas um tento atrás de Zini. Monteiro finalizou as corridas com um quarto e um segundo lugar, somando 32 pontos. Completam o top 5: Felipe Giaffone (VW/R9 Competições) com 27 pontos, André Marques (VW/R9 Competições) também com 27 pontos e Débora Rodrigues (VW/R9 Competições) com 26.

“A gente entra na Junção e aí é pé embaixo o tempo todo até a o radar, quando estamos a 198/200 km/h e tem uma freada muito forte para limitar a 160 km/h e depois retomar para chegar no final da reta, que é o ponto que a gente mais precisa dos freios que é a 100, 150 metros antes de entrar no S do Senna… então vai de quase 200 km/h para 60 km/h para contornar a primeira perna do S, faz a segunda perna do S e acelera de novo para entrar na oposta”, analisa o líder do campeonato e que conquistou, na capital de Goiás, a sua primeira vitória na Copa Truck.

O circuito também representa outros desafios, como no trecho chamado de “miolo”, e que compreende as curvas do Laranjinha, Pinheirinho, Bico de Pato, Mergulho e Junção. “São curvas de baixa velocidade e muito próximas entre si, o que representa um desafio importante para a refrigeração dos componentes dos freios”, aponta Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le, empresa que desde 2021 é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck, abastecendo todas as equipes da categoria.

A programação da segunda etapa prevê três treinos livres: dois na sexta-feira (28) e um no sábado (29), quando também acontece a tomada de tempo para a definição do grid de largada, às 14h55. No domingo (30), a largada das duas provas está prevista às 13h10 e 13h45, uma na sequência da outra, com a inversão dinâmica dos oito primeiros colocados. As provas são transmitidas ao vivo por Band, SporTV e pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube.

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.