/* ]]> */

Quem esperava um domínio da Mercedes-Benz na tomada de tempos para a sexta etapa da Copa Truck, realizada na tarde deste sábado, viu uma situação bem diferente da apresentada nos treinos livres. Na hora da verdade, as duas divisões do grid, Pro e Super, tiveram três marcas diferentes nos três primeiros lugares.

Na Pro, o grande destaque é a primeira pole position do ano da Iveco, com seu novo modelo, nas mãos de Danilo Dirani, que vem de pódio em Cascavel. Com a marca de 1:50.413, Dirani foi 0s061 mais veloz que o Volkswagen de Beto Monteiro, com quem divide a primeira fila.

“Estamos estreando um motor novo em 2023 e, enquanto as outras marcas têm anos de desenvolvimento, tivemos de fazer toda a nossa evolução em seis meses. Está todo mundo de parabéns e estamos começando a colher nossos frutos”, analisa Dirani, que viu seu parceiro, o atual campeão Wellington Cirino, anotar o sexto lugar no grid.

Atual líder do campeonato, Roberval Andrade cometeu um erro no início do Top Qualifying e só conseguiu registrar tempo na última passagem, registrando 1:50s487 e saindo em terceiro, à frente do companheiro de equipe Raphael Abbate. Quem não teve motivos para comemorar foi André Marques, que largará da última fila após ser desclassificado por excesso de emissões.

Já na Super, mostrando estar completamente adaptada e bem distante dos azares do início do ano, Bia fez a pole com tranquilidade, superando em quase sete décimos o Iveco de Felipe Tozzo, com o atual íder do campeonato, Jô Augusto, partindo em terceiro com o Volkswagen, à frente de outros dois Mercedes de Evandro Camargo e Daniel Kelemen.

“Esta é minha terceira pole no ano com um desempenho que me colocaria entre os cinco primeiros na Pro. É muito bom ver a evolução do ano, mesmo com o enorme calor que nos fez perder um pouco de performance durante a sessão”, resume Bia. Mais rápido da sexta, Caio Castro foi excluído logo no início da tomada por excesso de poluentes.

A largada para a sexta etapa da temporada está marcada para as 12h40, com transmissão ao vivo da Band, SporTV, CATVE e nos canais oficiais da categoria. Confira os cinco melhores de cada classe (os tempos completos estão na aba RESULTADOS).

PRO

  1. Danilo Dirani, 1:50.413
  2. Beto Monteiro, 1:50.474
  3. Roberval Andrade, 1:50.487
  4. Raphael Abbate, 1:50.562
  5. Paulo Salustiano, 1:51.052

SUPER

  1. Bia Figueiredo, 1:51.079
  2. Felipe Tozzo, 1:51.759
  3. Jose Augusto Dias, 1:51.872
  4. Evandro Camargo, 1:51.911
  5. Daniel Kelemen, 1:52.085