Na Copa Truck, um dos campeonatos mais competitivos do automobilismo, só existe um segredo para quem quer ser campeão: andar constantemente na frente e terminar regularmente entre os três primeiros, se possível com vitória, em todas as etapas possíveis. No papel parece fácil, mas, na prática, é muito difícil obter dois pódios durante uma rodada dupla dos Brutos, uma vez que existem diversas variáveis, como a inversão de grid, que servem justamente para embaralhar as cartas.
Na temporada 2024, um grande destaque vem surgindo por estar conseguindo atingir esses objetivos na classe Super Truck Elite e chamar a atenção até da turma da divisão principal, a Pro. Correndo com um Volvo sem apoio de fábrica, mas com o suporte do Grupo Vannucci, o maior distribuidor de peças diesel do Brasil, Rodrigo Taborda vem conseguindo deixar para trás com muita competência rivais que correm com o apoio das poderosas Mercedes, Volkswagen e Iveco.
O piloto catarinense, oriundo das arrancadas, vem participando do desenvolvimento deste Volvo com seu mentor, chefe e companheiro de equipe na Vannucci Racing, o experiente Leandro Totti, há três anos e a semente plantada está começando a florescer: nas quatro corridas disputadas neste ano, Taborda já possui uma vitória, um segundo, um terceiro e um quinto lugares, conquistando 69 pontos até o momento e se isolando na ponta da tabela, superando pilotos mais experientes e badalados, como Bia Figueiredo, que tem experiência de Fórmula Indy.
“Regularidade e continuidade são as palavras chave na Copa Truck. A maioria dos pilotos possuem longas parcerias, que duram mais de década, com grandes montadoras e nós da Vannucci Racing estamos fazendo um trabalho de formiguinha faz três anos que agora está começando a se pagar. O meu trabalho na pista é importante, mas todo membro da equipe conta nessa evolução. O foco não pode ser outro: o título e o acesso para a Pro”, destaca Taborda.
Prova do bom trabalho feito pela equipe no caminhão Volvo pode ser vista pelos dois “top 10” do parceiro de Taborda, Glauco Barros, que retorna à Copa Truck nesta temporada após dois anos fora. E os bons dividendos com o Volvo permitiram a Leandro Totti ousar em iniciar um novo projeto com um Iveco que foi construído do zero. Sabendo como funciona, o resiliente tricampeão das corridas de caminhões está trabalhando sem visar resultados neste primeiro momento.
“A gente sabe como é apanhar para desenvolver um caminhão do zero, mas, ao contrário dos outros dois Volvos, temos, além do apoio do Grupo Vannucci, o suporte da Iveco e isso acelera o processo de uma forma inimaginável. Tanto que esperamos terminar o ano já de forma competitiva, mas sempre caminhando com os pés no chão”, completa Totti. E o próximo desafio é justamente na sede da oficina da Vannucci Racing, em Londrina (PR), nos dias 11 e 12 de maio.