/* ]]> */

Adalberto Jardim chega à capital de Goiás, Goiânia, para a terceira e a quarta etapas da Copa Truck na temporada 2020, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O piloto, que criou a equipe AJ5 ECO SPORTS e um conceito novo para este ano, traz a sustentabilidade ambiental e levanta a bandeira da logística reversa e das peças e componentes remanufaturados para as pistas de competição. A exemplo da etapa de Cascavel, no Paraná, em Goiânia também não haverá público e as corridas acontecem com os portões fechados, por causa da pandemia de Covid-19.

De acordo com a organização da Copa Truck, somente serão permitidos dentro do autódromo os integrantes das equipes e as pessoas que irão trabalhar para que o evento aconteça. Para ingressar no autódromo, a Copa Truck exige teste negativo para Covid-19 do tipo PCR.

“Os protocolos de segurança sanitárias estão rígidos e nos dão muita tranquilidade para correr sem risco de infecção. Quanto ao equipamento, estamos aprendendo muito com este novo caminhão. Em Cascavel, pudemos ver que ele tem potencial e já conseguimos andar bem, mas infelizmente tivemos um incidente na pista. Agora, estamos prontos e já usamos os dados coletados na etapa passada para os ajustes do caminhão neste fim de semana em Goiânia. Tenho estudado muito o tema e estamos felizes com a prova do conceito. Esperamos uma temporada de aprendizado e algumas emoções”, relata Jardim.

Caminhão verde de verdade

O caminhão protótipo Reman Brasil da equipe AJ5 ECO SPORTS não é verde somente na cor. A pintura, feita com tinta à base de água, já traz o conceito da sustentabilidade ambiental, mas não para por aí: o caminhão todo é projetado e construído com componentes remanufaturados e a carenagem da cabine é feita de um composto com fibra de bambu. “Respeitamos o meio ambiente e queremos levantar esta bandeira na Copa Truck. Nossa estreia em Cascavel já deu uma boa visibilidade ao projeto e seguimos com este conceito durante toda a temporada. Queremos despertar a consciência ambiental no transporte brasileiro e nas competições e sabemos que a logística reversa e a remanufatura de peças e componentes são importantes para a indústria e para todos”, explica Adalberto Jardim.

Circuito desafiador

As corridas em Goiânia da Copa Truck acontecem neste fim de semana, no sábado (15/08) e domingo (16/08), com transmissão pelas redes sociais e pelo canal SporTv. Segundo Adalberto, o autódromo de Goiânia tem a maior reta entre todos os autódromos do Brasil, com 1.000 metros de extensão. “Essa reta exige muito do caminhão. Chegamos ao final dela em uma velocidade perto de 220 km/h e, logo em seguida, temos que reduzir para 160 km/h por causa do radar. Tudo isso exige de freio, aumenta a temperatura do motor e gera um stress no caminhão. É aí que vamos ter que usar bem a estratégia”, diz Jardim.

Apoio às caminhoneiras e cristais

Nas etapas de Goiânia, a equipe AJ5 ECO SPORTS e o piloto Adalberto Jardim vão estrear seu apoio a um movimento muito importante que valoriza as mulheres do transporte brasileiro. O Movimento A Voz Delas, uma iniciativa da Mercedes-Benz, trabalha para melhorar as condições de vida e de trabalho das mulheres que transportam o Brasil e, a partir deste fim de semana, conta com um apoio especial na Copa Truck. “Somos parceiros de primeira hora deste Movimento, os primeiros nas competições de corrida a levantar esta bandeira também. As mulheres são essenciais para o transporte brasileiro, trabalham com competência quando são motoristas e apoiam incondicionalmente seus maridos quando são cristais. Por isso fazemos questão de participar e de ajudar a disseminar o Movimento. As mulheres passam por dificuldades nas estradas com a falta de lugares seguros e limpos para parar, falta de condições para viajar com a família, por vezes machismo e preconceito. Queremos combater isso e mostrar que as mulheres têm seu espaço e precisam ser valorizadas. Aqui na equipe AJ5 ECO SPORTS, a voz das mulheres ganha amplificação”, explica o piloto.

Para conhecer mais sobre o Movimento A Voz Delas, acesse o site www.avozdelas.com.br