Em uma frenagem, as pastilhas de freio são as peças que fazem o primeiro contato com o disco, criando atrito e gerando a desaceleração de qualquer veículo durante o processo de frenagem. Altíssimas temperaturas são resultantes deste atrito, já que na Copa Truck é procedimento normal uma freada que culmina em uma desaceleração até superior a 100 km/h em poucos metros. Isso em um veículo de cinco toneladas e que atinge velocidades superiores a 200 km/h.
Desde 2021 a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck. O material recebido pelas equipes, sempre elogiado, tem garantido segurança, alto desempenho e resistência – especialmente em uma pista altamente exigente como é o circuito de Interlagos, palco da sexta etapa da temporada, que acontece neste domingo (21).
A fabricante sediada em Caxias do Sul (RS) fornece às equipes, a cada etapa, um jogo de pastilhas traseiras e dois jogos de pastilhas dianteiras por caminhão. Cada modelo segue uma especificação dada sua aplicação.
As pastilhas dianteiras são entregues às equipes em caixas na cor preta e as peças têm uma identificação específica com uma seção central em ‘V’ no bolo de atrito – parte responsável pelo contato com o disco de freio e posterior desaceleração do veículo. Já as pastilhas traseiras são recebidas pelos times em caixas vermelhas; elas trazem uma ranhura em corte transversal no centro do bolo de atrito e ainda têm uma identificação com a letra ‘T’ (de traseira) na parte de trás da plaqueta. Os cortes no centro do bolo de atrito servem como indicador de desgaste das pastilhas de freio.
“Durante uma frenagem em linha reta, o peso do eixo traseiro é transferido dinamicamente para o dianteiro, o que acaba por permitir uma carga maior sobre frente, e consequentemente permite uma força (torque) maior de frenagem nesse eixo. Por essa razão, o eixo traseiro acaba sendo penalizado, com a redução da carga e a redução da aderência pneu ao solo. Por essa razão, os pilotos e equipes devem encontrar alternativas para ‘dosar’ a potência dos freios traseiros”, explica Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le.
Uma alternativa muito praticada é a redução da pressão dos freios traseiros, de forma a reduzir ao máximo a chance de bloqueio dos freios. Entretanto, a solução desenvolvida pela Fras-le foi trazer uma pequena variação na composição das pastilhas dianteiras e traseiras. “Ambas entregam uma performance adequada para a aplicação, porém, a pastilha traseira tende a ter um nível de atrito levemente menor conforme o freio aquece. Os produtos desenvolvidos pela Fras-le passam por testes de dinamômetros e equipamentos específicos que simulam e comprovam a eficiência das soluções”, segue o engenheiro.
“Em virtude destas especificações, o regulamento técnico da categoria recomenda o uso correto da distribuição das pastilhas de freio nos eixos de forma a garantir e otimizar a utilização das pastilhas de freio fornecidas pela Fras-le”, finaliza Lusa.