/* ]]> */

Como parte do conceito ESG adotado a partir desta temporada, a Copa Truck desenvolveu no ano passado, em parceria com a Chiptronic Tecnologia Automotiva, um sistema de monitoramento exclusivo e em tempo real da emissão de poluentes dos caminhões durante treinos e corridas.

Esse sistema, que não possui nenhuma intervenção humana, dá total autonomia, exatidão, fluidez, precisão matemática na aquisição e fiscalização dos dados referentes aos limites da mistura ar/combustível, que impacta diretamente nas emissões dos gases dos caminhões. Essa novidade marca uma evolução significativa para a competição, uma vez que, até o ano passado, a aferição era feita por inspeções visuais.

“Pensando na importância de se obter uma competitividade cada vez mais justa e na sustentabilidade das equipes, a Chiptronic criou um algoritmo (modelo matemático) inteligente, inteiramente desenvolvido para administrar a aquisição de dados com seus limites e tolerâncias, onde as resultantes dos limites da mistura ar e combustível são tratadas e enviadas, em nuvem, diretamente para o sistema da Copa Truck”, comenta Carlos Col, CEO da Mais Brasil, promotora do campeonato.

Com os dados no sistema, é possível saber quais os pontos da pista onde as emissões foram acima do limite de forma transparente para todos. Isso faz com que equipes e comissários monitorem essas emissões e corrijam os problemas – caso eles persistam ou aumentem, as equipes podem receber alertas.

“A evolução na atual temporada foi tamanha que já foi atingido um outro patamar de análise e uso do monitoramento da mistura estequiométrica entre ar e combustível dos caminhões, acarretando na redução de quebras, dando muito maior sustentabilidade, aumento da competitividade e maior exatidão no monitoramento”, completa Col.

A Copa Truck parte para a reta final da temporada 2022 com uma rodada dupla de quatro corridas nos dias 17 e 18 de setembro em Tarumã, fechando o ano no dia 6 de novembro em Goiânia (GO).