/* ]]> */

A Copa Truck volta ao Rio Grande do Sul para disputar duas etapas na temporada 2022. Desta vez o palco das disputas será o Autódromo de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de setembro.

PROCURA ALGUMA DESSAS INFORMAÇÕES ABAIXO?

PROGRAMAÇÃO -> https://4et.us/programação 

TRANSMISSÃO -> https://4et.us/transmissão 

INGRESSOS -> https://4et.us/ingressos 

SETOR CAMPING – > https://4et.us/camping 

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros.

“A pista de Tarumã tem a média de velocidade mais alta de toda a temporada, e por essa razão a torna uma pista com um traçado bastante técnico. A curva 4 e a curva do laço, exigem uma destreza muito grande do piloto, o qual precisa estar bastante atento e saber administrar muito bem a forte frenagem e ao mesmo tempo já se preparar para a retomada rápida de velocidade. Essa condição de pista normalmente faz com que o freio trabalhe mais frio do que em outras pistas mais exigentes e essa condição normalmente torna o processo de assentamento do material de atrito ao disco mais lento. Com isso, a estabilização da força de frenagem aplicada pelo piloto é mais demorada. Dessa forma, diferente de outras etapas, os pilotos e equipes acabam optando por manter os jogos de pastilhas por mais tempo, para garantir a melhor acomodação para os treinos qualificatórios e corrida. Por se tratar de uma rodada dupla, será muito interessante avaliar o comportamento das pastilhas ao longo de todo final de semana, bem como acompanhar a estratégia de cada piloto em manter as pastilhas já assentadas, com uma estabilidade de frenagem já bem definida, ou substituir por novas e iniciar todo processo de acomodação novamente, afirma Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.