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Depois da ‘turnê’ pelo Centro-Oeste com a abertura da temporada em Campo Grande (MS) e a segunda etapa em Goiânia (GO), a Copa Truck vai ao Sul para o terceiro encontro do campeonato 2024. Londrina (PR), recebe os caminhões mais velozes do mundo em uma pista que desafia os freios não pela intensidade, mas sim pela constância em seu uso no curso de uma volta.

Com 3.146 metros de extensão, a pista de Londrina se destaca por suas médias de velocidade mais reduzidas em comparação com os circuitos onde a Copa Truck corre, como Goiânia e Interlagos, por exemplo. O circuito apresenta curvas de baixa e média velocidade, com uma característica marcante: as curvas após as retas principais têm raio longo e entradas extensas. Nestes trechos, os pilotos precisam frear por bastante tempo, com os caminhões inclinando-se bastante. Além disso, o asfalto é abrasivo, desgastando os pneus e elevando a temperatura dos freios. Isso requer eficiência máxima dos freios para uma performance ideal nesta pista”, detalha Francisco Jardim, engenheiro de aplicação da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck pela quarta temporada consecutiva.

Uma volta completa no circuito de Londrina leva cerca de 1min40s, sendo que 33 segundos são dedicados à frenagem. Devido às suas curvas de diferentes raios e poucas retas, o uso dos freios é prolongado. “Embora Londrina demande menos intensidade nas frenagens, elas são constantes. Em um circuito mais lento e com menos retas, as pastilhas da Fras-le são acionadas por 34% do tempo de uma volta. O desafio aqui é a gestão das temperaturas, já que, apesar da menor intensidade em comparação com Interlagos, o uso dos freios é estendido em Londrina”, ressalta Jardim.