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O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), recebe neste domingo (5) a quarta etapa da temporada 2022 da Copa Truck. O circuito de 3.835 metros é conhecido por ser bastante exigente com os freios.

Sua longa reta principal, de mil metros de extensão, obriga os pilotos a uma forte frenagem para a primeira curva do traçado, para a qual os caminhões reduzem em 200 metros a velocidade de 190 para 100 km/h – os bólidos chegariam a cerca de 230 km/h ao final da reta, não fosse pelo radar no qual os pilotos têm de passar a 160 km/h, uma medida imposta pelo regulamento para a redução de emissões.

O miolo do circuito também é bastante técnico, com a freada da última curva do traçado, que antecede a reta, em que os pilotos reduzem de 170 para 80 km/h em apenas cinco segundos e 180 metros.

“O circuito de Goiânia tem como principal fator o de possuir uma das maiores retas do Brasil, que mesmo com o radar de 160 km/h, ainda permite o desenvolvimento de velocidades de até 220 km/h. E para que se alcance essas velocidades, os freios precisam estar ‘em dia’ para fazer essa frenagem mais ‘brusca’ e garantir o contorno seguro da curva 1. As demais curvas, combinadas com o clima quente de Goiânia, irão dificultar o resfriamento do sistema, porém, certamente as pastilhas da Fras-le darão conta do recado e irão garantir a performance, durabilidade e segurança a todos os pilotos”, comenta Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le.

Confira esse video da Fras-le onde o piloto da ASG Motorsport Roberval Andrade fala sobre os principais desafios do circuito e como é importante o sistema de freio para a segurança de todos os pilotos.