/* ]]> */

O dia 2 de abril é marcado mundialmente como o Dia Internacional da Conscientização do Autismo e é raro ver nas pistas do automobilismo mundial alguma menção sobre o assunto. No entanto, na Copa Truck, há alguns anos isso acontece e de forma ainda mais impactante: um de seus representantes descobriu recentemente estar no espectro autista.

 

Natural de Mato Grosso e presente na Copa Truck desde 2018, o piloto Pedro Paulo Fernandes começou a se engajar pela causa após o diagnóstico de seu filho mais velho, que nasceu no espectro autista. Desde então, ele adotou nos layouts de capacete e caminhão as cores e o símbolo do autismo (representadas pelo infinito colorido) e o site www.autistacomorgulho.com.br, estampado bem no vidro frontal do Mercedes-Benz #29.

No entanto, no último ano, o engajamento aumentou quando Pedro Paulo decidiu passar por avaliação neuropsicológica, onde ficou confirmado que ele também está no espectro autista ou TEA – motivo mais que suficiente para vestir a camisa de vez. “Atualmente me encontro no nível 1 de suporte dentro do TEA, mas esta condição não me impede de ter uma rotina como outra qualquer, claro, com algumas demandas mais específicas. E, além disso, nós vemos muitas informações desencontradas e muito preconceito sobre o tema. Nosso objetivo é desmistificar isso e trazer informações com embasamento”, comenta Pedro Paulo.

 

Esposa de Pedro Paulo e administradora da equipe PP Motorsport, Patricia Vieira assumiu essa causa como um desafio pessoal. “Todos os dias, na internet, muitas pessoas geram um grande desserviço tratando o autismo de forma pejorativa, preconceituosa e capacitista, algumas vezes até de forma absurda. E sentimos isso nas nossas peles. Se a gente conseguir conscientizar e informar com qualidade cerca de 10% das pessoas que forem ao autódromo ou assistem às corridas, já será uma grande vitória”, destaca.

Desde o ano passado, a equipe vem usando o automobilismo como uma forma de aproximar os fãs autistas do esporte – que assusta a muitos pelo tamanho, barulho e velocidade. “Tivemos o privilégio de receber em Londrina um rapaz chamado Marcelo e sua acompanhante dentro dos boxes em 2022. Ele era extremamente atencioso e hiperfocado em automobilismo e na Copa Truck ficou encantado com tudo, o que nos mostrou que estamos fazendo a coisa certa. Nossa ideia é nunca mais deixar de lutar pela causa, até mesmo porque o autismo é uma condição permanente”, completa Pedro Paulo.